segunda-feira, 9 de setembro de 2013

2. XVI Bienal do Livro Rio



Loucura, cansaço, paixão! Acho que essas são palavras capazes de descrever o que senti durante os dias em que estive na Bienal do Livro, o evento mais importante do ano para qualquer leitor carioca. Por ser minha primeira Bienal, fiquei um pouco perdido, mas no fim tudo deu certo. Comprei mais do que devia, conheci pessoas maravilhosas e revi outras das quais gosto muito.
Infelizmente, só pude ir em dois dias, e vou separá-los para que fique mais fácil de vocês entenderem.

Dia 31 - Sábado - Nicholas Sparks em um dia para recordar.

Cheguei ao Riocentro por volta das 10h da manhã, mas só consegui entrar na Bienal às 11h. A fila estava pequena, mas demorou quase uma hora para que eu comprasse meu ingresso. Logo de início vi que o dia seria mal organizado, e não me surpreendi ao ver a bagunça lá dentro.
A primeira editora em que passei foi a Autêntica, que estava um amor! Muito bem organizada, com marcadores à disposição dos leitores e funcionários muito dedicados e sorridentes. Lá, encontrei pessoas bem legais: A Iris, do Literalmente Falando, a Babi Dewet, do blog de mesmo nome, o Danilo, do Cabine Literária e o Felipe Castilho, autor de Ouro, Fogo e Megabytes. Uma pena que eu só tenha tirado foto com os dois últimos, mas aí estão:

Danilo, do Cabine Literária

Felipe Castilho, autor de Ouro, Fogo & Megabytes



Saindo da Autêntica, fui dar uma volta na bienal. Sabendo que a Bianca Carvalho estaria fazendo uma sessão de autógrafos, passei por volta das 13h30 no estande da Letra Impressa e a encontrei, linda e atenciosa como sempre. Quando ela disse que me reconheceu do Facebook eu enlouqueci! A sensação de que seus ídolos te reconhecem é maravilhosa. Abracei, beijei, tirei foto e autografei meu exemplar de Versos Sombrios. Mal posso esperar para o lançamento de Sabores Mortais!

Eu, Bianca Carvalho e Victoria


Com isso, fui ao pavilhão azul e foi aí que a loucura começou. Enquanto o pavilhão verde estava tranquilo, o azul se mostrou o contrário. Era fila para entrar nos estandes, para sair, para pagar, para pegar autógrafos e tirar fotos... Uau! Nunca imaginei que veria tanta gente num só espaço. Se as filas dos estandes já estavam grandes, vocês não imaginam o tamanho da fila de autógrafos do autor do dia: o best-seller e causador de confusão Nicholas Sparks. Vi cenas que nunca me imaginei vendo, como gente correndo e atropelando crianças, idosos, pessoas especiais, senhoras sendo pisoteadas e outras das quais nem gosto de lembrar. Surpresa e raiva não definem tudo o que senti naquele momento. Me perguntei onde estava o amor ao próximo, a educação e o bom senso dos que participaram disso tudo. Eu, como leitor, me senti extremamente mal com tudo isso. A fila dava voltas, e atrapalhou muito alguns estandes. Faltou organização por parte dos responsáveis pelo evento e pela editora que o trouxe (nesse caso, a Arqueiro). Já por parte do autor, bato palmas: apesar de tudo o que aconteceu, Nicholas autografou para todas as pessoas que o esperaram, além de tirar fotos com as mesmas. O mínimo que a editora tem a fazer é se desculpar com todos que foram agredidos de alguma forma por estes inúmeros incidentes.

Depois de ficar por quase uma hora na fila, entrei no estande da Intrínseca. Confesso que ficaria mais meia hora na fila, se assim fosse preciso, já que tudo estava maravilhoso lá dentro. Fui no horário da sessão de autógrafos com o Matthew Quick e o estande estava um pouco bagunçado, mas tudo foi normalizado em minutos pelos seguranças da editora. Comprei horrores lá dentro e me diverti na hora de chegar ao caixa: por estar com 12 livros na mão, optei por colocar alguns em uma ecobag que recebi no stand da Estante Virtual. Depois de esperar por quase uma hora na fila pra pagar, comecei a tirar os livros da bolsa e a caixa ficou de queixo caído. "Gente, você está tirando os livros da bolsa! É muito honesto mesmo! Seu lugar no Céu está garantido, viu? E você aproveitou hein: só está levando livro da promoção!" foi o que ela disse. Saí de lá com minha mala cheia.

Ecobag LINDA que ganhei.
  



Logo em seguida, dei uma rápida passada na Seguinte/Cia. das Letras para conferir os preços de A Seleção e A Elite, e fui muito bem atendido. Não consegui comprar os livros, mas logio a editora por seus funcionários muito dedicados. 

Outra em que não consegui comprar o que eu queria foi a Valentina, mas também elogio seus serviços. O estande estava lindo! Devo dizer que as editoras e selos novos me encantaram, muito mais do que algumas grandes. Todas estão de parabéns.
A editora que mais me surpreendeu foi a Record, que estava com preços ridículos! Enquanto sites como Submarino e Saraiva estão vendendo os títulos da Cassandra Clare por R$29,90, no estande todos se encontravam por R$40,00. Sim, quarenta reais! Fiquei lá por poucos minutos e não consegui pegar marcadores ou bottons, já que eles só estavam dando para quem comprasse algo na editora. Com esses preços estava difícil, né? Em minha lista, estavam diversos livros de lá, como Anjo Mecânico, Cidade das Almas Perdidas e os livros da Carina Rissi, mas saí com as mãos abanando e a decepção lá em cima. Mais cedo, tinha passado em frente à editora, e me dei de cara com o Travis Maddox, de Belo Desastre e Desastre Ambulante

Travis no estande da Record. Foto encontrada no Twitter.
Como leitor assíduo da Sara Shepard, fui ao estande da Rocco com a intenção de completar meus livros de Pretty Little Liars e, quem sabe, comprar Insurgente. Fiquei triste pelo preço de Insurgente, mas achei os preços de PLL maravilhosos! Levei os três livros que me faltavam e saí feliz da vida.

Não estou com os livros agora, mas assim que estiver com eles, atualizo o post.

Chegando na Novo Conceito, me surpreendo com a linda da Emily Giffin saindo do stand. Ela é linda pessoalmente! Uma pena que eu não tenha levado meu Questões do Coração para autografar. Assim que a sessão de autógrafos dela acabou, encontrei a Natália, do Páginas Encantadas e a Camille, do Beletristas, duas fofas que eu adoro! Conhecer a Nat foi muito bom e reencontrar a Camille também. Saudades desde já, espero que nos vejamos em breve em algum evento literário! Vi também a Ananda, do Entrelinhas Casuais, uma pena que não tenhamos tirado nenhuma foto. Enquanto esperava uns amigos, vi a Gracyela Mayrink e a Tammy Luciano passarem na minha frente, mas só fui me dar conta de quem era depois. O stand estava fantástico, o tratamento aos leitores foi muito bom e fiquei com vontade de comprar algum livro de lá, mas meu dinheiro estava no final. 
Emily Giffin no estande da Novo Conceito. Foto tirada do facebook da mesma.
Natália, Camille e eu.
Por último, passei no stand aberto da Editora Escala e comprei algumas coisas para o meu sobrinho, como revistinhas da Turma da Mônica e diversas revistas de atividades. Comprei dois combos com 10 revistas cada e um com 2 revistas gigantes, cada por um R$5,50. Tenho certeza que ele vai adorar!


Ao todo, segue os preços de todos os livros que comprei no dia:

Ouro, Fogo e Megabytes - R$28,00
Destruidoras - R$26,00
Impiedosas - R$26,00
Perigosas - R$26,00
Versos Sombrios - R$25,00
Finale - R$19,90
Óculos, Aparelho & Rock'n'Roll - R$9,90
Por Favor, Cuide da Mamãe - R$9,90
Um Herói Para Wondla - R$9,90
Combo de Revistinhas da Turma da Mônica - R$5,50
Combo de Revistinhas variadas - R$5,50
Duas revistas gigantes da Turma da Mônica - R$5,50
Vaclav & Lena - R$5,00
Linhas - R$5,00
Brilhos - R$5,00
Murmúrio - R$5,00
Terra dos Sonhos - R$5,00
Luminoso - R$5,00
Radiante - R$5,00
Gênesis - R$2,00

Meu primeiro dia em compras na Bienal.

Dia 7 - Sábado - Tchau deslumbre, olá cansaço!

Saí de casa por volta das 9h30, cheguei ao Riocentro as 10h40 e encontrei uma fila gigantesca, que dava voltas pela entrada do local. Apesar disso, entrei em menos de 10 minutos na Bienal, enquanto na semana passada fiquei por 40 minutos do lado de fora.



Logo que entrei, corri até o estande da Record para a sessão de autógrafos com a Paula Pimenta e a Patricia Barboza, duas das quatro autoras de O Livro das Princesas. A fila estava muito bem organizada e o pessoal da editora fez o possível para agilizar. Na espera, encontrei a Tita, que estava fazendo aniversário! Abracei, beijei, desejei feliz aniversário e tiramos uma foto. Enquanto a fila não andava, fui ao estande da Autêntica para comprar meu Apaixonada Por Palavras e no da Planeta, para comprar os livos da Richelle Mead que estavam em promoção. Fui muito bem atendido e deixo um elogio aos atendentes que trabalharam para a editora.

Tita, uma querida!


O primeiro livro, A Canção do Súcubo, estava esgotado.
Voltando à Record, esperei por cerca de 20 minutos e chegou minha vez de conversar com as autoras. Conhecer a Paula Pimenta foi incrível! Tive meus dos livros autografados e comentei sobre O Livro das Princesas com ela, que riu do meu comentário sobre a genialidade no trocadilho com Cintia Dorella. Mais uma vez vendo a Patricia Barboza, fiquei em êxtase quando ela me reconheceu. Nem tive que me apresentar, já que ela me recebeu com um abraço caloroso enquanto disse meu nome. Falei um pouco sobre o que achei de As Mais, tive meu livro autografado e tiramos mais uma foto.








Em seguida, fui para a LeYa/Casa da Palavra e me deparei com a maior desorganização de todos os tempos. Uma fila que dava voltas e voltas no stand e só dois caixas atendendo os leitores. Com o Trono de Ferro ao lado, as filas se confundiam e algumas vezes nem os funcionários sabiam o que fazer. Para completar, o sistema caiu por quase meia hora, fazendo com que os dois caixas não registrassem nenhuma das compras, o que deixou gente mofando na fila, que era desconfortável e num lugar onde você não podia nem sentar, já que o stand ficava próximo às saídas de emergência e o chão não era forrado. Enquanto a fila não andava, pedi para minha amiga me esperar enquanto ia à Farol/DCL para ver os preços de alguns títulos que me interessavam. Tudo estava com ótimos preços e comprei 3 livros: Abused Werewolf, Morra Por Mim e Ookus Pokus. Entre os stands infantis, encontrei um livro lindo: Fábulas Fantásticas, que comprei para o meu sobrinho como incentivo à leitura. Voltando à LeYa, esperei minha amiga comprar nossos livros da Carolina Munhóz e saímos de lá com nossas senhas para a sessão de autógrafos que ocorreria mais tarde no estande.

Morra Por Mim está vindo assim: com uma jacket muito bonita.





Sabendo que a Tammy Luciano estaria lá, voltei à Novo Conceito, que agora é Grupo Editorial Novo Conceito. Chique, né? Comprei meu Claro Que Te Amo, pedi brindes ao caixa e ganhei coisas bem legais. Saindo do caixa, tirei foto com a Tammy, autografei meu livro e peguei muitos marcadores, já que ficaram espalhados pelo stand.

Tammy Luciano, autora de Garota Replay e Claro Que Te Amo.



Brindes que eu ganhei da Novo Conceito.
De volta à LeYa, encarei mais uma fila: a da sessão de autógrafos do Raphael Draccon e da Carolina Munhoz. Na mesma situação de mais cedo, ficamos espremidos entre o stand deles e da Madras. Durante o tempo em que esperei, conheci duas pessoas incríveis, com quem conversei e perdi a noção do tempo: Camila e Débora. Falamos dos nossos livros favoritos e espero que mantenhamos contato. Chegando minha vez, autografei primeiro meu O Inverno das Fadas, e fui recebido pela Carolina com a seguinte frase: "Nós já nos conhecemos de algum lugar, né?" e eu expliquei que tinha tietado um pouco ela no shopping, história antiga. Ela me reconheceu e disse que virei história, já que contou sobre o ocorrido para três ou quatro amigos. Muito simpática, autografou meu livro e tirou foto comigo. Com o Draccon foi a mesma coisa. Levei meus Dragões de Éter para lá, ele autografou e tirou foto comigo.






Livros que comprei no dia e seus preços:

Morra Por Mim - R$29,90
O Inverno das Fadas - R$27,00
Apaixonada Por Palavras - R$23,00
Claro Que Te Amo! - R$20,00
Abused Werewolf - R$20,00
Fábulas Fantásticas - R$20,00
Ookus Pokus - R$10,00
A Revelação do Súcubo - R$5,50
A Sombra do Súcubo - R$5,50
O Poder do Súcubo - R$5,50
O Calor do Súcubo - R$5,50
O Sonho do Súcubo - R$5,50

Editoras que merecem menções honrosas:
Farol e Valentina, por seus stands lindos e preços acessíveis.
Novo Conceito e Seguinte, por seus funcionários muito simpáticos.
Rocco, por seus preços que me deixaram de queixo caído.
Autêntica, pela organização do stande.
Planeta, pela dedicação de todos os envolvidos no stand.

Editoras que gostei, mas poderiam melhorar os serviços:
Intrínseca, que teve bons preços, mas filas gigantes.
Jangada, que não foi citada no post por falta de tempo. Enquanto estive com minha amiga no stand, ouvi um funcionário xingando pelo leitor de preços estar com defeito. Achei falta de profissionalismo. Fora isso, o stand estava agradável.

Editoras que me decepcionaram E MUITO:
LeYa, que foi o cúmulo da falta de organização. Uma editora desse porte ter dois caixas é um absurdo, quando o evento pedia no mínimo cinco. Faltou pessoal para cuidar de coisas essenciais, e ficou tudo corrido.
Grupo Editorial Record, que pirou na batatinha e colocou preços abusivos em seus livros e sequer distribuíram marcadores. Sério, 40 reais um livro?

Fiquei muito feliz com tudo o que comprei. Fechei a maior parte da minha wishlit, uma pena que eu não tenha conseguido completar minhas séries da Galera Record.

Além disso, peguei MUITOS marcadores. Já estou ficando sem espaço para guardá-los, e aí está uma foto só dos que eu peguei nesses dois dias:



E esse foi meu total de livros comprados:


Uma pilha bem grande, né? Me proíbam de comprar livros antes do meu aniversário!

Resumo: Amei! Minha primeira Bienal foi tudo de bom. Obviamente não comprei tudo o que queria, nem vi todas as pessoas que queria ter visto (Pri e Rob, me perdoem por não encontrar vocês!), mas o sentimento dentro de mim não podia ser melhor. Tive que tirar o domingo para ficar de molho, mas cada dorzinha no corpo vale a pena. Já comecei a juntar dinheiro para a bienal de 2014, dessa vez em São Paulo! Mais fotos virão, conhecerei mais pessoas interessantes e guardarei memórias para sempre comigo.

Para finalizar o post: Victoria, minha Parabatai e eu. Obrigado por ter compartilhado tantas emoções nesses dois dias comigo!

6 comentários:

  1. Nem soube que você foi dia 7!! A gente podia ter se visto, mimimi
    No dia do Nicholas eu sofri tentando uma foto/autógrafo dele, e perdi o gostoso Travis )': Quando vi as fotos fiquei querendo voltar no tempo HAHAHA
    Ai, Gabe, já estou com saudades da Bienal. Como lidar? :/

    ResponderExcluir
  2. Que inveja de você! Queria ter comprado livros por 2 reais também :(

    Todo mundo comentando sobre a desorganização do evento com o Nicholas Sparks, é uma pena que tenha dado tanta confusão. Resta esperar que a editora não cometa o mesmo erro futuramente.

    Tão bom conhecer blogueiros e autores assim, né? Queria muito ter ido nessa bienal, mas como não pude vou tentar ir em SP ano que vem.

    Adorei o post!

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  3. Que venha a bienal da sp agora hahahahahaahah

    ResponderExcluir
  4. Uma pena a gente não ter se encontrado, eu fui nos dois dias tambem e fui sexta, fiquei sabendo que domingo todos os livros da nc estavam por 15 reais, me arrependi de nao ter ido domingo passado. Mas a bienal em si foi otima, muito legal mesmo. Ah eu consegui o autografo da Emily e estava lá quase no final e nao te vi, como pode? kkkk a bienal tava lotada. Bom espero te encontrar nas proximas, beijos
    vou acompanhar seu novo blog.

    ResponderExcluir
  5. Gabe, adorei o post e sua cobertura da Bienal, pena que só te vi no dia 31 e não tiramos foto :'(
    Concordo com o que você disse sobre a Record, achei que era um assalto, mas não, eram só os preços deles mesmo.
    Deu pra ver que você comprou bastante hahahah
    E sobre os marcadores que você não tem espaço: aceito doações rs

    Ano que vem nós nos veremos na Bienal de SP?
    Beijooos,
    Ananda
    http://www.entrelinhascasuais.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post,adoro ler sobre as aventuras das pessoas no paraíso que é a Bienal!!

    Vi algumas coisas que você viu,outras perdi,mas tudo vale a pena não é???

    Que venha a próxima!!

    bjsss

    Bianca

    ApaixonadasporLivros

    ResponderExcluir